Oficinas

  Saiba Mais Sobre Nossas Oficinas 2018

1 - Book Trailer -  Uma Ferramenta para a Formação de Leitores Autores – 8h

Um Book Trailer nada mais é do que um trailer de um livro. Nesta oficina você aprenderá a criar um pequeno vídeo para contar a história narrada em livros. As cenas do Book Trailer são criadas através de: fotografias, vídeos, etc. Também podem ser utilizadas fala, músicas, etc., onde os personagens podem ser os alunos representando a narrativa.


2 - Conhecendo o Sistema Operacional Mint – 8h

Esta oficina pretende instrumentalizar os professores para usar o Sistema Operacional Mint o qual está sendo instalado em netbooks da Positivo (os mais antigos) e nos laboratórios de informática das escolas. É  imprescindível que as escolas recebam esta formação  para que os professores conheçam e utilizem os recursos que fazem parte dos pacotes deste sistema, ampliando as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem.



3 - Criando Apresentações – 4h 

A utilização de slides fornece suporte para: aulas, apresentação de trabalhos escolares, projetos, palestras, etc. pois os mesmos, com a inserção de figuras, vídeos, hiperlinks, animações, permite diversas possibilidades de uso na prática pedagógica. Integrar figuras, textos, áudios, gráficos, vídeos e animações numa apresentação de slides, auxilia a construção de significados, já que conceitos são concretizados por meio de representações visuais e/ou sonoras.

4 - Tecnologias Digitais Assistivas nas Práticas Pedagógicas – 8h

Esta oficina oferece formação para professores da sala de recursos, usando softwares digitais disponíveis nos notebooks da escolapara a educação especial. 

5 - Google na sala de aula – 8h

A oficina Google para a Educação propõe explorar os aplicativos do Google, tais como: drive, gmail, formulários, maps, entre outros, para que os professores possam utilizar o pacote de programas em práticas pedagógicas com seus alunos de forma colaborativa.



6 - Produção de Livros Digitais – 4h

Proposta que pretende estimular a formação de alunos pesquisadores, criativos e  autores, produzindo conhecimento através da elaboração de um livro digital. As produções dos alunos, publicadas na Internet, permite que o usuário não seja um mero consumidor de informações da web pois prioriza a autoria, através de atividades desafiadoras, valorizando as potencialidades dos estudantes. 



7 - Produção de Narrativas Digitais  – 8h

A Oficina de Criação de Narrativas Digitais propõe a criação de narrativas em áudio, colaborando no desenvolvimento das habilidades comunicativas, principalmente a oral,  com o uso do Audacity para produzir, editar, importar e exportar áudios.Também, a criação de Podcasts, um ambiente que oportuniza acesso independente de tempo e espaço, para publicação da narrativa produzida.
Exemplos de Podcast:

  1. Cadê o Toucinho daqui
  2. Romance de Terror 
  3. Sapo com medo d'água 
  4. Conta-nos uma história 


8 - Vídeos na Escola – 8h

Esta oficina oferece conhecimento e prática com o uso da mídia vídeo no enfoque educomunicacional, bem como realizar curtas na escola, mostra de vídeos e demais trabalhos envolvendo as multimídias integradas ao processo pedagógico. 

9 - Programando com KTurtle ou Scratch - 8h

Nesta oficina utilizaremos o KTurtle como ambiente de linguagem com exercícios de comandos de programação de computadores. No fazer pedagógico, o computador surge como alternativa lúdica para a realização de tarefas,  visando efetivar a linguagem de programação, melhorando o desempenho nas disciplinas de matemática, geometria, atividades espaciais, entre outras.  

 ou 

10 - Robótica Educacional Livre – 8h

A oficina de robótica é destinada a gestores e professores de ensino fundamental e médio mesmocom diferentes níveis de conhecimento sobre o tema. Nesta oficina, serão desenvolvidas atividades práticas com uso de materiais recicláveis. Softwares livres online e offline também serão explorados. Sabendo que nas escolas muitos alunos tem gosto pela robótica, convidamos você, gestor e professor, para participar da oficina e reunir este grupo de alunos parabrincar/criar com robótica, a qual usa princípios da física, matemática, etc. de forma criativa.Após a oficina o NTE estará acompanhando os professores que criarem um grupo de robótica na sua escola.


11 - Explorando as Tecnologias Digitais na Educação – 8h 

As tecnologias digitais oferecem variados recursos/ferramentas/softwares que podem ser trabalhados em diversas práticas pedagógicas. Nesta oficina exploraremos aplicativos definidos a partir dos interesses e necessidades dos professores.



12 - Uso do Software Luz do Saber – 4h

O Software Luz do Saber é destinado a professores que trabalham com a alfabetização. O Software apresenta mais de 100 atividades interativas lúdicas, material didático de apoio que poderão ser explorados e baixados. Nesta oficina os participantes irão conhecer o software, explorando, interagindo com diversas atividades, bem como aprendendo a instalar o software e os materiais de apoio.


13 - Oficina para o uso da Lousa Digital UBoard ou Touch Board II - 4h

As Lousa Digital UBoard ou Touch Board II oferecem variados recursos/ferramentas /softwares que podem ser trabalhados em diversas práticas pedagógicas. Nesta oficina exploraremos aplicativos existentes na lousa existente na sua escola, com práticas de elaboração usando seus conteúdos. Com certeza o uso da lousa é mais fácil do que parece.

Nenhum comentário: