Saiba Mais Sobre Nossas Oficinas 2018
1 - Book Trailer - Uma Ferramenta para a
Formação de Leitores Autores – 8h
Um Book Trailer nada mais é do que um trailer de um livro. Nesta oficina você aprenderá a criar um pequeno vídeo para contar a história narrada em livros. As cenas do Book Trailer são criadas através de: fotografias, vídeos, etc. Também podem ser utilizadas fala, músicas, etc., onde os personagens podem ser os alunos representando a narrativa.
Um Book Trailer nada mais é do que um trailer de um livro. Nesta oficina você aprenderá a criar um pequeno vídeo para contar a história narrada em livros. As cenas do Book Trailer são criadas através de: fotografias, vídeos, etc. Também podem ser utilizadas fala, músicas, etc., onde os personagens podem ser os alunos representando a narrativa.
2 - Conhecendo o Sistema Operacional Mint – 8h
Esta oficina pretende instrumentalizar os professores para usar o Sistema Operacional Mint o qual está sendo instalado em netbooks da Positivo (os mais antigos) e nos laboratórios de informática das escolas. É imprescindível que as escolas recebam esta formação para que os professores conheçam e utilizem os recursos que fazem parte dos pacotes deste sistema, ampliando as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem.
Esta oficina pretende instrumentalizar os professores para usar o Sistema Operacional Mint o qual está sendo instalado em netbooks da Positivo (os mais antigos) e nos laboratórios de informática das escolas. É imprescindível que as escolas recebam esta formação para que os professores conheçam e utilizem os recursos que fazem parte dos pacotes deste sistema, ampliando as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem.
3 - Criando Apresentações – 4h
A utilização de slides fornece suporte para: aulas, apresentação de trabalhos escolares, projetos, palestras, etc. pois os mesmos, com a inserção de figuras, vídeos, hiperlinks, animações, permite diversas possibilidades de uso na prática pedagógica. Integrar figuras, textos, áudios, gráficos, vídeos e animações numa apresentação de slides, auxilia a construção de significados, já que conceitos são concretizados por meio de representações visuais e/ou sonoras.
A utilização de slides fornece suporte para: aulas, apresentação de trabalhos escolares, projetos, palestras, etc. pois os mesmos, com a inserção de figuras, vídeos, hiperlinks, animações, permite diversas possibilidades de uso na prática pedagógica. Integrar figuras, textos, áudios, gráficos, vídeos e animações numa apresentação de slides, auxilia a construção de significados, já que conceitos são concretizados por meio de representações visuais e/ou sonoras.
4 - Tecnologias Digitais Assistivas nas Práticas
Pedagógicas – 8h
Esta oficina oferece formação para professores da sala de recursos, usando softwares digitais disponíveis nos notebooks da escolapara a educação especial.
Esta oficina oferece formação para professores da sala de recursos, usando softwares digitais disponíveis nos notebooks da escolapara a educação especial.
5 - Google na sala de aula – 8h
A oficina Google para a Educação propõe explorar os
aplicativos do Google, tais como: drive, gmail, formulários, maps, entre
outros, para que os professores possam utilizar o pacote de programas em
práticas pedagógicas com seus alunos de forma colaborativa.
6 - Produção de Livros Digitais – 4h
Proposta que pretende estimular a formação de alunos pesquisadores, criativos e autores, produzindo conhecimento através da elaboração de um livro digital. As produções dos alunos, publicadas na Internet, permite que o usuário não seja um mero consumidor de informações da web pois prioriza a autoria, através de atividades desafiadoras, valorizando as potencialidades dos estudantes.
Proposta que pretende estimular a formação de alunos pesquisadores, criativos e autores, produzindo conhecimento através da elaboração de um livro digital. As produções dos alunos, publicadas na Internet, permite que o usuário não seja um mero consumidor de informações da web pois prioriza a autoria, através de atividades desafiadoras, valorizando as potencialidades dos estudantes.
7 - Produção de Narrativas Digitais – 8h
A Oficina de Criação de Narrativas Digitais propõe a criação de narrativas em áudio, colaborando no desenvolvimento das habilidades comunicativas, principalmente a oral, com o uso do Audacity para produzir, editar, importar e exportar áudios.Também, a criação de Podcasts, um ambiente que oportuniza acesso independente de tempo e espaço, para publicação da narrativa produzida.
Exemplos de Podcast:
A Oficina de Criação de Narrativas Digitais propõe a criação de narrativas em áudio, colaborando no desenvolvimento das habilidades comunicativas, principalmente a oral, com o uso do Audacity para produzir, editar, importar e exportar áudios.Também, a criação de Podcasts, um ambiente que oportuniza acesso independente de tempo e espaço, para publicação da narrativa produzida.
Exemplos de Podcast:
8 - Vídeos na Escola – 8h
Esta oficina oferece conhecimento e prática com o uso da mídia vídeo no enfoque educomunicacional, bem como realizar curtas na escola, mostra de vídeos e demais trabalhos envolvendo as multimídias integradas ao processo pedagógico.
Esta oficina oferece conhecimento e prática com o uso da mídia vídeo no enfoque educomunicacional, bem como realizar curtas na escola, mostra de vídeos e demais trabalhos envolvendo as multimídias integradas ao processo pedagógico.
9 - Programando com KTurtle ou Scratch - 8h
Nesta oficina utilizaremos o KTurtle como ambiente de linguagem com exercícios de comandos de programação de computadores. No fazer pedagógico, o computador surge como alternativa lúdica para a realização de tarefas, visando efetivar a linguagem de programação, melhorando o desempenho nas disciplinas de matemática, geometria, atividades espaciais, entre outras.
Nesta oficina utilizaremos o KTurtle como ambiente de linguagem com exercícios de comandos de programação de computadores. No fazer pedagógico, o computador surge como alternativa lúdica para a realização de tarefas, visando efetivar a linguagem de programação, melhorando o desempenho nas disciplinas de matemática, geometria, atividades espaciais, entre outras.
10 - Robótica Educacional Livre – 8h
A oficina de robótica é destinada a gestores
e professores de ensino fundamental e médio mesmocom diferentes
níveis de conhecimento sobre o tema. Nesta oficina, serão
desenvolvidas atividades práticas com uso de materiais
recicláveis. Softwares livres online e offline também serão
explorados. Sabendo que nas escolas muitos alunos tem gosto pela
robótica, convidamos você, gestor e professor, para participar da oficina
e reunir este grupo de alunos parabrincar/criar com robótica, a
qual usa princípios da física, matemática, etc. de forma
criativa.Após a oficina o NTE estará acompanhando os professores
que criarem um grupo de robótica na sua escola.
11 - Explorando as Tecnologias Digitais na Educação –
8h
As tecnologias digitais oferecem variados recursos/ferramentas/softwares que podem ser trabalhados em diversas práticas pedagógicas. Nesta oficina exploraremos aplicativos definidos a partir dos interesses e necessidades dos professores.
As tecnologias digitais oferecem variados recursos/ferramentas/softwares que podem ser trabalhados em diversas práticas pedagógicas. Nesta oficina exploraremos aplicativos definidos a partir dos interesses e necessidades dos professores.
12 - Uso do Software Luz do Saber – 4h
O Software Luz do Saber é destinado a
professores que trabalham com a alfabetização. O Software apresenta
mais de 100 atividades interativas lúdicas, material didático de
apoio que poderão ser explorados e baixados. Nesta oficina os
participantes irão conhecer o software, explorando,
interagindo com diversas atividades, bem como
aprendendo a instalar o software e os materiais de apoio.
13 - Oficina para o uso da Lousa Digital UBoard ou Touch
Board II - 4h
As Lousa Digital UBoard ou Touch Board II oferecem variados recursos/ferramentas
/softwares que podem ser trabalhados em diversas práticas pedagógicas.
Nesta oficina exploraremos aplicativos existentes na lousa existente na sua
escola, com práticas de elaboração usando seus conteúdos. Com certeza o uso da
lousa é mais fácil do que parece.
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