Elas estão chegando!
Há cerca de uma década os professores se
espantavam com a chegada dos computadores à escola. Depois foi o
projetor multimídia e a internet e mais recentemente os aparelhos móveis
(smartphones, tablets, netbooks e notebooks). Agora é a vez da lousa
digital interativa.
Muitas escolas já possuem uma ou mais
lousas digitais interativas. O ideal é que elas estivessem presentes em
todas as salas de aula, nos laboratórios, nas bibliotecas, nas salas de
reuniões e na sala dos professores. Mas, como o seu custo ainda é
elevado, essa implantação tende a ser vagarosa (como quase tudo na
Educação).
Quando o professor se vê diante da lousa
digital interativa pela primeira vez é bem comum um certo ar de espanto e
indignação. Afinal, é espantoso que tenham inventado uma “lousa
digital” unindo o que há de mais antigo, a lousa, com o que há de mais
moderno: a tecnologia digital. E, por outro lado, parece absurdo que
governos e escolas invistam altas somas na aquisição de dispositivos
digitais modernos e, ao mesmo tempo, se recusem a investir mais e melhor
na carreira do professor, na sua formação inicial e continuada, na
manutenção dos equipamentos que as escolas já dispõem e no suporte
técnico e pedagógico para o uso dessas novas tecnologias.
Seja lá qual for o grau de espanto ou de
indignação do professor, o fato concreto é que começa a cair em seu colo
“mais uma encrenca” (ou “possibilidade”, conforme a ótica com que se vê
a situação): como usar essa “coisa”, geralmente branca, sem muitos
botões e aparentemente “vazia”?
O objetivo desse artigo é desmistificar
esse apetrecho tecnológico de maneira que o professor que sempre se
desviou da lousa, ao passar por perto dela, possa agora aproximar-se
mais e utilizá-la, descobrindo alguns de seus possíveis usos.
E é justamente aí que está o “pulo do
gato”: a lousa, em si, não faz nada, quem realmente “trabalha” o tempo
todo é o computador. Assim, para efeitos comparativos, a lousa nada mais
é do que um “monitor + mouse + teclado” que serve para você se
comunicar com o computador exatamente da mesma forma como faria usando
esses três elementos em um desktop ordinário.
Como funciona?
As lousas digitais mais comumente
encontradas nas escolas são ligadas a um computador (por cabo ou via
wirelles) e a um projetor multimídia (o velho “datashow”). Na verdade a
lousa digital pode ser entendida como esse conjunto de três componentes:
a lousa propriamente dita, um computador e um projetor multimídia.
Algumas lousas já estão incorporando o computador em seu próprio corpo,
mas todas elas precisam de um computador para funcionar.
A lousa digital interativa é na verdade um conjunto de três elementos: lousa, projetor e computador.

Outra comparação interessante pode ser feita com os smartphones. Se você já manuseou um smartphone com tela full touch (aquela de tocar e mover ícones com os dedos na tela), então você já usou uma lousa digital em miniatura.
De qualquer forma, como você pode ver
pelos exemplos acima, a lousa digital pode ser usada com um esforço de
aprendizagem muito pequeno por todos aqueles que já usam normalmente um
computador ou um smartphone. No caso da lousa digital, o mouse é seu
dedo ou a caneta especial (quando a lousa usa uma dessas) e o teclado é
virtual, como nos smartphones.
ANTONIO, José Carlos. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?, Professor Digital, SBO, 01 ago. 2012. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digita…chegou-e-agora/>. Acesso em: 08/05/2013.(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023)
Tudo bem, mas por onde eu começo?
Nunca é tarde para começar.
Bom, “comece pelo começo”: você já é um Professor Digital? Se não for, não tem problema, mas tenha em mente que será preciso se tornar um deles.
Tenho algumas sugestões que poderão
ajudá-lo a se tornar um Professor Digital e, consequentemente, lhe
permitirão um bom uso das lousas digitais interativas. Elas podem não
ser as melhores sugestões do mundo, e nem todas podem ser adequadas para
você, mas, se é para começar de algum ponto, experimente essas dicas:
- comece a usar o computador de forma regular para digitar textos, fazer gráficos, navegar na internet, trocar e-mails com colegas e parentes, participar de grupos de discussão e redes sociais, ler revistas e jornais, enfim, para atividades que fazem parte do seu dia a dia.
- visite blogs de outros professores e veja o que eles estão fazendo, como usam a internet, que sugestões e dicas eles dão para seus leitores, etc. Visite também sites ligados à Educação (da sua rede escolar, do seu município, do seu estado, do governo federal, de outros países) e procure por textos que falem sobre o uso pedagógico das TIC.
- entre na web 2.0; descubra ferramentas/sites de compartilhamento (de textos, fotos, filmes, planos de aula, etc.). Descubra o Google, o YouTube, o Facebook, o Twitter, o MySpaces, o Skype, etc., etc. E se você não sabe do que estou falando, comece a digitar esses nomes na busca do Google, por exemplo, e descubra do que se trata.
- entenda que os computadores e a internet são seus aliados. Pergunte-se porque os alunos gostam tanto de computadores e da internet e eles lhe dirão que “é muito divertido”. Sim, é mesmo! Aprenda a se divertir também! Não se preocupe em se tornar “imediatamente” um Professor Digital, comece se tornando um “usuário digital”.
- procure um “mentor” para lhe ajudar nos primeiros passos. Você tem muitos amigos que sabem usar computadores e a internet. Talvez tenha filhos e eles certamente sabem! Mesmo na sua escola haverá outros professores que já sabem lidar com as TIC e poderão lhe ajudar tirando dúvidas, dando sugestões e, principalmente, lhe mostrando que a tecnologia é divertida, fácil de lidar e, além disso, poderá vir a ser uma ferramenta incrível na sua profissão.
- não espere se sentir um expert em tecnologia e computadores para, só então, experimentar a lousa digital. Use-a como parte das ferramentas de aprendizagem. Ninguém sabe tudo e, na verdade, nós todos sabemos cada vez menos. Tecnologia se aprende usando.
- a escola também é um lugar para o professor aprender. Para ser professor hoje em dia é preciso ser um eterno aprendiz. Não podemos mais parar de aprender ou nos recusarmos a continuar aprendendo. É isso que ensinamos aos nossos alunos e é isso que precisamos fazer também.
- não desanime quando as coisas parecerem não dar certo. Lembre-se de suas próprias aulas: quase sempre elas não dão certo para todos os alunos. É errando que se aprende. Se você se recusar a levantar logo depois dos primeiros tombos nunca vai aprender a caminhar “em pé”. Faça com você mesmo aquilo que você gostaria que seus alunos fizessem para aprender mais em suas aulas.
- não tenha vergonha de aprender com seus alunos. É muito provável que eles sejam usuários mais proficientes das novas tecnologias em geral e, possivelmente, da própria lousa digital, do que você mesmo. Eles não tem o seu medo de errar e gostam de tentar até acertar. Peça ajuda a eles sempre que precisar. Trabalhe em conjunto com eles. Deixe que eles lhe ensinem o que sabem. Eles vão amar e você vai descobrir que nessa jornada pelas TIC há atalhos que só eles conhecem.
- concentre sua energia e seus esforços para preparar e executar boas aulas. A lousa digital e as demais tecnologias disponíveis serão naturalmente incorporadas na sua prática na medida em que ela mesma for se modificando. Isso não é imediato, mas é um movimento natural de aprendizagem. Você, professor, tem poder de ver mais longe. Use a tecnologia como uma luneta para seus próprios projetos de inovação.
- DOSTÁL, Jirí. Reflections on the Use of Interactive Whiteboards in Instruction in International Context. The New Educational Review. 2011. Vol. 25. No. 3. p. 205 – 220. ISSN 1732-6729. Disponível em: <http://goo.gl/30kc6>. Acesso em: 12/07/2012. – Artigo interessante do prof. Jiri Dostál, da República do Cazaquistão.
- The Interactive Whiteboards, Pedagogy and Pupil Performance Evaluation: An Evaluation of the Schools Whiteboard Expansion (SWE) Project: London Challenge. Disponível em: <http://goo.gl/gg6dt>. Acesso em: 12/07/2012. – Pesquisa da School of Educational Foundations and Policy Studies, Institute of Education, University of London.
- Para saber um pouco mais sobre o que é e como funciona a lousa digital, consulte esse artigo da Wikipédia (em português) ou esse outro (em inglês e com mais referências).
- O uso pedagógico da lousa digital associado a teoria dos estilos de aprendizagem. Revista Estilos de Aprendizaje, nº4, Vol 4 octubre de 2009.Disponível em: <http://goo.gl/oPf0b>. Acesso em: 12/07/2012. – Nesse artigo a lousa digital e tratada como um instrumento tecnológico interativo, que possibilita a elaboração de atividades pedagógicas, associadas à Teoria dos Estilos de Aprendizagem.
ANTONIO, José Carlos. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora?, Professor Digital, SBO, 01 ago. 2012. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01/a-lousa-digita…chegou-e-agora/>. Acesso em: 08/05/2013.(*) Para citar esse artigo (ABNT, NBR 6023)
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