


No município e abrangência da CRE, serão utilizados 293 tablets educacionais, que vão contribuir para qualificar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas estaduais. Além disso, o Governo do Estado vai entregar para alunos e professores do Ensino Fundamental da cidade, até o final deste semestre, cerca de 10 mil computadores portáteis (netbooks), para utilização na escola e na residência das crianças e adolescentes. As ações integram o Programa RS Mais Digital – Projeto Província de São Pedro que, na região, recebe investimento aproximado de R$ 13 milhões em equipamentos e intervenções de qualificação de redes de internet em 25 escolas. Pelo Província de São Pedro, até 2014 terão sido entregues a professores e alunos 100 mil computadores, além de 22 mil tablets, e modernizadas redes de internet de escolas estaduais. O governador Tarso Genro reiterou o compromisso do governo com a educação e declarou aos presentes que embora ainda não tenha concluído tudo o gostaria, o governo fará tudo o que se comprometeu, incluindo o piso dos professores, a reestruturação curricular do Ensino Médio e a recuperação a rede física as escolas. "O RS já começou a mudar porque a educação começou a mudar", enfatizou o governador.
Para a professora Dóris Montiel, uma das educadores que recebeu o tablet, o ato marca um momento significativo para a escola, opinião compartilhada pela diretora Jandahyr Curbeti. "A educação passa por mudanças, modernização que desacomoda, mas anima, e sabemos que este projeto de modernização tecnológica é a modernidade e vai contribuir para melhorar os resultados da aprendizagem dos nossos alunos" enfatizou a diretora.
O secretário Jose Clovis de Azevedo destacou que a educação gaúcha e da cidade vivem um momento importante, com a inclusão das novas tecnologias para produção do conhecimento, ao mesmo tempo em que no Brasil vários programas são desenvolvidos para a melhoria da educação e o aumento gradativo da permanência do aluno na escola. Azevedo também lembrou que a reforma nacional sobre o ensino médio, a ser lançada pelo Ministério da Educação nas próximas semanas, segue o modelo adotado na reestruturação curricular que está em curso na rede estadual. O secretário também frisou que esta é a primeira etapa de entrega de tablets, e que o equipamento não é um fetiche. "Eles não resolvem problemas, mas contribuem com a melhoria do aprendizado". Azevedo concluiu afirmando que os dados do Censo Escolar que serão divulgados neste mês pelo MEC, demonstram melhoria nos índices do Ensino Médio da rede estadual.
Retirado do Site da Secretaris de Educação do RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário