As disciplinas de Seminário Integrado e Meio Ambiente do 2º e 3º semestre do Curso Técnico de Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática da escola General Neto tem como tema geral “Meio Ambiente: prevenção e promoção da saúde”. A partir desta proposta, buscou-se aliar esta temática à realidade do curso obtendo como foco “o Lixo Eletrônico”, considerando que são os tipos de resíduos que os alunos têm contato nesta formação.
A primeira etapa do projeto, na disciplina de Seminário Integrado ministrada pela professora Tatiana Braz, foi realizar uma reflexão sobre o desenvolvimento desorganizado somado ao consumo inconsciente de materiais eletrônicos através do vídeo “A história das coisas” gerando um debate sobre o tema.
A partir dos discursos sobre as temáticas abordadas, principalmente sobre reciclagem, alguns alunos relataram sobre o projeto que ocorre em Santana do Livramento intitulado “Bota fora”. Através desta mobilização recebemos a coordenadora de vigilância ambiental em saúde do município, Carmem Mota, para ministrar uma palestra. Na ocasião, relatou que o projeto foi criado para reduzir o foco de mosquitos transmissores de doenças infectocontagiosas, dando um destino adequado aos resíduos denominados lixo branco. Nesta proposta, um caminhão da prefeitura faz a coleta destes materiais. Todo o material é encaminhado para uma empresa de reciclagem. Com base neste processo, os alunos realizaram pesquisas sobre: o que é o lixo eletrônico; quais seus componentes; danos que podem causar a saúde e meio ambiente; políticas públicas sobre estes resíduos; dados estatísticos sobre lixo eletrônico no Brasil e no mundo e reciclagem. Assim, organizou-se uma campanha de coleta na escola e os materiais coletados foram destinados à reciclagem do projeto da cidade.
Ao final do 2º semestre, como culminância, organizou-se uma feira para exposição das pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos com o tema “Lixo eletrônico: recicle esta ideia”. No 3º semestre o projeto teve seguimento na disciplina de Meio Ambiente e com os materiais coletados, sob coordenação da professora Magda Suzana, os alunos confeccionaram diversos produtos com resíduos que seriam descartados mostrando que a reciclagem, através da criatividade, além de contribuir para o meio ambiente também pode ser uma fonte de empreendedorismo. Os trabalhos foram expostos na Feira Tecnológica de Lixo Eletrônico.
Em vista disso, buscou-se despertar a consciência ecológica da nossa comunidade escolar, assim como dos futuros profissionais da área de informática, dando o destino correto ao lixo eletrônico com práticas de desenvolvimento sustentável primando pela preservação do meio ambiente como único caminho para a manutenção da vida no nosso planeta.
Professoras responsáveis: Tatiana Braz Pereira e Magda Suzana Camargo de Lima da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário